quarta-feira, 10 de março de 2010

ESTUDO BÍBLICO - SANTA CEIA




Segue um texto bem interessante da Revista Boas Novas sobre Santa Ceia. Leiam e votem na enquete!



NÃO DUVIDE
CREIA NAS PALAVRAS
SALVADORAS
DE CRISTO!

Às 6h da manhã de um sábado, 2 de outubro de 1529, mais de cinquenta teólogos e leigos se reuniram em Marburgo, Alemanha. Este evento da manhã foi a primeira sessão de uma longa reunião. Essa reunião iria demons­trar de forma dramática, pelos séculos seguintes, a diferença fun­damental e profunda que continua a dividir o Protestantismo do mundo com relação à Santa Ceia. Essa reunião histórica, desde então conhecida como o Colóquio de Marburgo, concentrou-se na interpretação apropriada das palavras que Jesus usou para instituir a Santa Ceia. Enquanto nos aproximamos do século XXI, este evento histórico continua a expor o erro que ocorre quando a razão é colocada acima da verdade das Escrituras.

FÉ OU RAZÃO
Os dois principais participantes dessa importante reunião eram Martinho Lutero e Ulrico Zwinglio. Utilizando as Escrituras Sagradas como base, Lutero argumentou insistente­mente que, para compreender corretamente o que Jesus quis dizer quando instituiu a Santa Ceia, nós precisamos nos submeter às palavras de Jesus pela fé, sem reinterpretações. Zwinglio, por outro lado, disse que a compreensão literal das palavras de Jesus não fazia sentido. Não era racional. Portanto, Zwinglio argunien­tou em favor de uma interpretação “simbólica” ou “espiritual” das palavras de Jesus.

JESUS ESTAVA FALANDO SÉRIO
A reunião em Marburgo culminou em muitas discussões e argumentos sobre o significado das palavras de Jesus: “Isto é o meu corpo” e “Isto é o meu sangue”. Essa reunião provou ser o “divisor de águas”, a discussão que definiu a questão até os dias de hoje. Martinho Lutero obviamente percebeu essa questão cru­cial. Portanto, no início da reunião do sábado de manhã, A MÃO DE LUTERO (conforme a ilustração acima) EMPURROU A TOALHA E, COM UM GIZ, ESCREVEU NO TAMPO DA MESA: “ISTO É O MEU CORPO”. Este ato não foi um lance de esperteza, mas simplesmente um sinal, por parte de Lutero, de que ao longo da discussão, tudo dependia das palavras literais de Jesus. O auge da questão naquele dia, bem como da questão que continua hoje, é este: quando Jesus tomou o pão e o vinho durante a Última Ceia com seus discípulos na quinta-feira à noite, antes de sua morte, e disse : “Isto é o meu corpo” e “Isto é o meu sangue”, ele estava falando sério? Será que ele quis mesmo dizer isso? Ou será que Jesus na verdade queria dizer “Isto ‘simboliza’ (portanto não é) meu corpo”?

ESSA QUESTAO E CRUCIAL
Essa questão não é sem importância, nem tampouco “picui­nha”. Alguns dizem: “O evangelho é que é o importante, não a Santa Ceia”. Mas como Martinho Lutero explicou claramente com base na Palavra de Deus, O SACRAMENTO É O EVANGELHO! Jesus disse que a Santa Ceia é o Novo Testa­mento no seu sangue. Através das palavras do Sacramento nós não apenas ouvimos sobre o evangelho, mas na verdade recebe­mos a Jesus, que é a essência do evangelho. Conseqüentemente, a forma corno você e eu respondemos às palavras de Jesus, ”Isto é o meu corpo” e “Isto é o meu sangue”, irá determinar se rece­beremos as grandes bênçãos que Deus nos está oferecendo através do Sacramento ou se, baseando-nos em nossa razão, afastaremos a sua bênção.
Não deixe o diabo iludir você com a idéia de que antes de você poder crer e receber as promessas de Deus, elas precisam ser com­preendidas através da razão. “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” (1 Co 1 .21).
Embora pareça irracional, quando você participa da Santa Ceia você está fazendo mais do que simplesmente “lembrar” o que Cristo fez por você na cruz. Nesta Santa Refeição você está recebendo o próprio Cristo. Você está recebendo seu sangue expiador que lava seus pecados e o deixa perfeitamente limpo! Todas essas bênçãos vêm até você porque, quando Jesus disse “Isto é o meu corpo” e “Isto é o meu sangue”, ele estava falando sério!

ESCREVA CLARAMENTE, CREIA CORAJOSAMENTE!Da próxima vez que o diabo tentar você a duvidar das palavras que Jesus falou quando instituiu a Santa Ceia, lembre do que Lutero fez. Escreva “Isto é o meu corpo” na sua mesa, como Lutero, ou escreva num cartão e o prenda na parede, num lugar onde você possa ver regularmente. Talvez você até mesmo queira escrever diretamente na parede. Algumas pessoas podem achar isso uma tremenda bobagem. Mas cada vez que somos tentados a questionar a Palavra de Deus, céu e inferno estão na balança. Creia na Palavra de Deus. Participe do Sacramento com alegria e confiança toda vez que ele for oferecido. O Sacramento é o evan­gelho. Não racionalize. Simplesmente creia. Sua fé em Cristo e na sua Palavra são um presente de Deus para você. Esse presente gra­cioso de Deus em Cristo irá salvar você. “Porque aquilo que parece ser loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana” (1 Co 1.25).
Richard Zwick com AIgur Kaerma

Um comentário: